O ensino da oralidade em sala de aula
o que dizem os professores da educação pré-escolar e do ensino básico, em Portugal
Resumo
A oralidade constituiu-se, durante largas décadas, como o parente pobre da Didática do Português (Lafontaine, 2000, p. 42). Foi de facto só nas últimas décadas que avanços mais significativos ocorreram, com a oralidade a assumir um papel de maior destaque nesta disciplina. Houve, por exemplo, quer uma progressiva valorização deste domínio por parte das instâncias educativas, e consubstanciada nos próprios documentos normativos ministeriais, quer um incremento do número de investigações e de publicações na área, à semelhança do que vinha já a acontecer em outros países. Entre as possíveis razões para este interesse crescente, apontam Dumas e Lafontaine (2011, p. 285) as seguintes quatro: conhecimentos insuficientes de ensino e de avaliação da oralidade; falta de formações em didática da oralidade para professores e futuros professores; imprecisões nos programas de estudos; e carência de materiais didáticos e de ferramentas de avaliação.