À descoberta de outras atividades de aprendizagem para o Sermão de Santo António aos peixes do Padre António Vieira

  • Fernanda Maria Lamy E. Secundária de Albufeira

Resumo

Associar as tecnologias à aprendizagem implica uma mudança na forma como se ensina e como se aprende, pois convoca um papel muito mais ativo do aluno e uma postura do professor na sala de aula como organizador, gestor e suporte do processo de ensino. “As potencialidades das  [Teconolgias de Informação e Comunicação (TIC)] são infinitas, como o explorar de conceitos em ambiente de realidade virtual, a ritmos diversos, podendo haver uma maior colaboração na aprendizagem entre pares (…)” (Rêgo, 2012, p. 1) e, segundo Adelina Moura, “É um desperdício estarmos a pedir aos alunos que guardem os seus "smartphones" nas mochilas" (…) [é] tecnologia levada pelos alunos a custo zero para as escolas"[1].

Este artigo mostra como as TIC foram combinadas com o trabalho por projetos, para potenciar a aprendizagem do texto literário do Padre António Vieira em quatro turmas do 11º ano de escolaridade. Para o efeito, foi elaborada uma Webquest com tarefas para aproximadamente um mês, sendo igualmente utilizadas a plataforma Moodle, o Facebook e o endereço eletrónico. Além da motivação dos alunos para a disciplina e promoção do trabalho cooperativo, procurou-se i) que aprendessem a fazer fazendo, juntando ferramentas e Apps suas conhecidas com novas; ii) que ampliassem o seu conhecimento do mundo através da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e iii) «abordar os conteúdos de cada área do saber, associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano (…)»[2]

Palavras-chave: tecnologias, ensino aprendizagem, projetos, «Perfil dos Alunos…», mudança.

[1] Moura, A. (2017). Recuperado em 20 dezembro, 2018, de https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e-um-desperdicio-pedir-aos-alunos-que-guardem-os-smartphones-nas-aulas-diz-professora

[2] Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Publicado
2020-03-11
Secção
Estudos literários