Aprendizado inicial da leitura em tecnologias múltiplas

  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Danielle Baretta Colégio Militar de Porto Alegre/RS
  • Patrícia Martins Valente
Palavras-chave: Aprendizado inicial da leitura, compreensão leitora, consciência linguística, tecnologias múltiplas.

Resumo

Neste artigo as autoras apresentam um excerto de um estudo desenvolvido sobre “aprendizado inicial da leitura, com uso de tecnologias múltiplas, com foco na compreensão leitora e na consciência linguística”, baseado na Psicolinguística em interface com a Computação. Tem como público alunos de 2.º ano inicial do Ensino Fundamental que evidenciam competência em decodificação, mas apresentam dificuldades de compreensão, tendo sido organizados módulos de ensino da leitura com apoio em diferentes géneros textuais. Nesse excerto, primeiramente expõem as características desse estudo, ocupando, para isso, o espaço da introdução. A seguir, disponibilizam os seus fundamentos teóricos, esclarecendo os conceitos-chave de língua, planos linguísticos, consciência linguística, compreensão leitora e descodificação, pois fazem a sustentação do referido estudo. Posteriormente, apresentam um módulo de ensino, como uma amostra dos materiais de ensino da leitura gerados em tecnologias múltiplas, analisando sua construção. Por último, tecem comentários sobre suas possibilidades de uso na escola e sua relevância para o aprendizado da leitura.

Biografias Autor

Danielle Baretta, Colégio Militar de Porto Alegre/RS

Mestre em Linguística pela PUCRS.

Patrícia Martins Valente

Mestre em Linguística pela PUCRS.

Publicado
2019-04-10
Secção
Pedagogia / Didática