Submissões
Instruções para Autores
Indicações editoriais para o envio de textos
Os editores aceitam o envio de originais dentro da linha editorial da revista Palavras, quer para a secção de Pedagogia / Didática, quer para a de Estudos Linguísticos, de Estudos Literários ou das Fichas Pedagógicas. Os textos em suporte digital devem ter entre 12.500 e 50.000 carateres (incluindo espaços) e ter em conta os seguintes aspetos:
- o texto não deve ter sido publicado anteriormente;
- indicar sempre uma morada, telefone de contacto, endereço de correio-e e instituição de trabalho;
- enviar sob a forma de ficheiro anexo a uma mensagem de correio-e para aprofport@app.pt;
- os textos devem ser enviados em formato .rtf, .doc, .docx ou .odt;
- os autores são responsáveis pelo conteúdo dos textos e pela exatidão de todas as citações, títulos, nomes e datas;
- numerar todas as notas de rodapé ao longo do texto;
- evitar a utilização de negritos e sublinhados sempre que possível, substituindo-os por itálicos;
- incluir uma bibliografia de todas as obras citadas e de outras que sejam pertinentes para se aprofundar o estudo do assunto tratado;
- sempre que possível, apresente URLs para as referências apresentadas;
- traduzir todos os textos citados, de preferência utilizando a tradução ao longo do artigo e reservando as notas de rodapé para citar o original;
- Formato das citações:
- nas citações em texto, o nome do autor e a data de publicação aparecem entre parênteses. Exemplo:
- Esse conhecimento está “nas cabeças das crianças” (Hudson,1992: 10)
- nas citações em narrativa, o nome do autor é incorporado no texto como parte da frase, seguido do ano entre parêntesis. Exemplo:
- De acordo com Hudson (1992: 10), o conhecimento está “nas cabeças das crianças”
- nas citações em texto, o nome do autor e a data de publicação aparecem entre parênteses. Exemplo:
- a reprodução de imagens no corpo do texto só é possível se elas forem da autoria do responsável pelo texto ou, não o sendo, se for apresentada a autorização do autor de acordo com o estabelecido pelo regime de direitos de autor.
Os autores são responsáveis pela exatidão de todas as citações, títulos, nomes e datas. Os editores encorajam fortemente os autores a citarem sempre as fontes originais e a indicarem em apud todas as citações indiretas.
A bibliografia deve adotar o formato a seguir exemplificado, que decorre das normas APA, 7.ª edição:
Almeida, A. C. P. de (2019). Implementação de uma academia de conhecimento em contexto industrial: Uma proposta metodológica [Tese de mestrado, Universidade de Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/26809
Antonelli, G. (2006). Underwater robots: Motion and force control of vehicle-manipulator systems (2.ª ed.). Springer.
Aristóteles (1986). Poética (Eudoro de Sousa, Trad.). Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Canon, C. L. (2006). Gastrointestinal tract. In J. K. Lee, S. S. Sagel, R. J. Stanley, & Jay P. Heiken (Eds.), Computed body tomography with MRI correlation (4.ª ed., pp. 771-828). Lippincot Williams & Wilkins.
Curtius, Ernst Robert (1984). Literatura europea y edad media latina (Margit F. Alatorre e António Alatorre, Trad.). Ed. F.C.E. España. (Publicação original 1948)
Despacho n.° 17169/2011 do Ministério da Educação e Ciência. (2011). Diário da República: II série, n.° 245. https://dre.pt/application/file/1010956
Dias, H. (2002). Minidicionário de moçambicanismos. Edição da autora.
_______ (Ed.) (2009). Português moçambicano: Estudos e reflexões. Imprensa Universitária.
Duarte, Inês (1977). Ensinar português: para quê e como?. Palavras, 11, 66-74.
Ferreiro, E. (2018). Acerca de las dificultades para aceptar que los niños piensan sobre lo escrito. Bella terra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, 11(2), maiojunho 2018, 1334.
Freitas, M., Alves, D. & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência fo nológica. Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
Gonçalves, P. (1996). Aspectos da sintaxe do Português de Moçambique. In Isabel Hub Faria et al. (Eds.), Introdução à linguística geral e portuguesa (pp. 313322). Editorial Caminho.
Gonçalves, P. & Stroud, C. (Eds.) (1998). Panorama do português oral de Maputo (vol. III). INDE.
Hudson, R. (1992). Teaching grammar: A guide for the National Curriculum. Blackwell.
Rodrigues, C. & Lourenço Gomes, M. C. (2018). Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2.º e 4.º anos do ensino básico: dados do português europeu. In C. Lazzarotto Volcão & M. J. Freitas (Eds.), Estudos em fonética e fonologia: Coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer (pp. 365394). Editora CRV.
Envio: O artigo pode ser anexado a uma mensagem de correio eletrónico para aprofport@app.pt ou ser submetido no sítio da revista, caso o autor esteja lá registado.
Exempli Gratia
Nesta secção, publicam-se textos que que relatam experiências pedagógicas.
Oficina pedagógica
Propostas fundamentadas de trabalho na sala de aula.
Declaração de Direito Autoral
Excertos de artigos podem ser transcritos no contexto das normas do trabalho intelectual, com a referência bilbiográfica exata ao texto de origem.