As neurociências da leitura e a educação infantil

  • Angela Chuvas Naschold Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Brasil
  • André Santos Pinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Brasil
  • Antônio Pereira Universidade Federal do Pará – UFPA/Brasil
  • João Carlos Alchieri Universidade Federal do Rio Grande do Norte– UFRN/Brasil
Palavras-chave: Universidade Federal do Pará – UFPA/Brasil

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa na área do ensino da alfabetização infantil realizada em uma turma de escola pública localizada em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa comparou a eficácia da aplicação de metodologia de alfabetização desenvolvida segundo o método global, com uma metodologia de alfabetização inovadora que integra os fundamentos teóricos das neurociências da leitura (Dehaene, 2007) com a utilização de materiais de alfabetização criados especialmente para a pesquisa (Naschold, 2014 b). O objetivo principal do trabalho foi verificar o avanço ocorrido nas aprendizagens das crianças após a aplicação das duas metodologias de alfabetização, tendo como referência o ponto de partida das crianças e o resultado obtido após a intervenção metodológica realizada nos grupos experimental e controle. Para tal, antes e depois do trabalho, foram aplicados o Teste das Letras e Palavras, o Teste de Leitura das Palavras e Frase e o Teste Raven Infantil/Escala Especial de Aplicação. A comparação dos resultados dos testes linguísticos evidenciou, com alto percentual, que a metodologia inovadora traz vantagens para a alfabetização.

Publicado
2019-04-11
Secção
Estudos linguí­sticos