Saber ler... analisando a linguagem verbal e não verbal
Resumo
Nesta ficha didática o eixo está no trabalho com a compreensão leitora por meio da linguagem verbal e não verbal, considerando a utilização de estratégias pelo aluno leitor na sala de aula do Ensino Básico, as quais podem ser classificadas como cognitivas (operações inconscientes realizadas pelo leitor, sem estar ciente disso, para atingir algum objetivo de leitura) e metacognitivas (operações controladas conscientemente pelo leitor, realizadas com algum objetivo). Como exemplo de estratégia cognitiva, pode-se citar o processo inferencial de leitura, que, segundo Ferreira e Dias (2004)[1], possibilita ao leitor a atribuição de coerência ao texto, conferindo-lhe sua interpretação. Permite que os sentidos construídos pelo leitor na interação com o texto sejam organizados e torna possível o estabelecimento de associações entre as partes do texto e entre elas e o contexto.
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As atividades, apresentadas a seguir, buscam instigar o aluno a associar os seus conhecimentos prévios e as pistas linguísticas presentes em textos que utilizam a linguagem verbal e/ou não verbal, para realizar as necessárias inferências e assim chegar à compreensão leitora em suas condições mais produtivas de consistência e eficiência.
[1] FERREIRA, Sandra P. A.; DIAS, Maria G. B. B. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004.
Excertos de artigos podem ser transcritos no contexto das normas do trabalho intelectual, com a referência bilbiográfica exata ao texto de origem.