Ensinar português: conteúdos, estratégias e materiais
Resumo
Destinado a professores de Português do Ensino Básico e Secundário, o curso “Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais” foi desenvolvido no âmbito da Escola de Verão da Universidade NOVA de Lisboa, em 2018. Este curso teve como objetivos a consolidação de conceitos fundamentais na área da Gramática e do Texto, a análise do fenómeno do processo de transposição didática, a familiarização com metodologias de ensino de conteúdos gramaticais e de compreensão e produção de textos e a criação de materiais didáticos originais, suscetíveis de operacionalizarem a aprendizagem de conteúdos gramaticais e a aquisição de capacidades de compreensão e produção textuais.
Os quatro percursos didáticos que a seguir se apresentam foram concebidos e aperfeiçoados durante o curso. Trata-se de trabalhos que refletem os dois eixos que nortearam a própria formação e a complementaridade que daí pode resultar:
- por um lado, o eixo da Gramática, que surge aqui ilustrado pelas propostas de trabalho de Ana Martins e Helena Perdigão, inspiradas nos princípios da aprendizagem pela descoberta e na noção de laboratório gramatical;
- por outro, o eixo do Texto, exemplificado pela sugestão de Noémia Machado, que tem como objetivo a produção textual em contexto oficinal, encarando a escrita como processo.
Por fim, e como resultado da natural complementaridade entre estes dois eixos, apresenta-se a proposta de Maria Inês Miranda, que articula duas metodologias complementares: a sequência didática (associada ao ensino-aprendizagem de géneros textuais) e o laboratório gramatical.
Excertos de artigos podem ser transcritos no contexto das normas do trabalho intelectual, com a referência bilbiográfica exata ao texto de origem.