Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade

Da avaliação à intervenção

  • Joana Batalha NOVA FCSH / CLUNL.
  • Maria Lobo NOVA FCSH / CLUNL.
  • Antónia Estrela ESELx-Politécnico de Lisboa / CLUNL
  • Bruna Bragança NOVA FCSH / CLUNL
Palavras-chave: consciência linguística, leitura, escrita, avaliação, intervenção didática

Resumo

Neste artigo, procura-se realçar a necessidade de uma articulação entre avaliação e intervenção didática no 1.º ciclo, apresentando-se um projeto – o PIPALE (Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita) – dirigido a alunos a frequentar os dois primeiros anos de escolaridade com a finalidade de melhorar os níveis de qualidade das aprendizagens em português, em particular no que se refere à aprendizagem da linguagem escrita. Concretamente, descreve-se de que forma os resultados obtidos através do instrumento de diagnóstico criado no âmbito deste projeto (destinado a avaliar, em contexto escolar, competências nos domínios da consciência linguística, da literacia emergente, e da leitura e da escrita) permitem a identificação de áreas de intervenção prioritária na aprendizagem da leitura e da escrita e podem informar a intervenção em sala de aula. Fornecem-se exemplos das atividades concebidas e implementadas no âmbito do PIPALE com alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade.

Publicado
2022-11-21
Secção
Pedagogia / Didática