“Defendo todas as formas de oralidade para desenvolver a linguagem, e todas as formas de oralidade articuladas também no ensino da escrita”
Carla Marques e João Pedro Aido entrevistam Joaquim Dolz
Resumo
A presente entrevista teve como objetivo primordial abordar questões consideradas nucleares para a definição de eixos de reflexão no âmbito da didática da oralidade. O entrevistado é Joaquim Dolz, eminente professor, investigador e pensador. Exerceu durante largos anos funções na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça, onde foi responsável pela formação de professores e por cadeiras da área da didática das línguas. É responsável pelo grupo GRAFE-FORENDIF (Recherche pour l’Analyse du Français Enseigné et Formation des Enseignants en Didactique du Français). Joaquim Dolz tem um conjunto muito vasto de publicações no âmbito da área da pedagogia e do ensino das línguas, em particular na oralidade. Da sua produção, destaca-se a obra seminal Pour un enseignement de l’oral: initiation aux genres formels à l’école (ESF éditeur), que contribuiu de forma indelével para uma nova perspetiva da didática do oral baseada em géneros textuais.