‘Português à Vista’

Plataforma de aprendizagem para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do Português Língua Não Materna

  • João Paulo Pereira Professor de Português Língua de Acolhimento no Agrupamento de Escolas D. João V da Amadora / Investigador doutorado integrado do CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Aquisição de língua segunda, Abordagens da compreensão do oral, Metacognição, Recursos audiovisuais, Tecnologia Educativa

Resumo

‘Português à Vista’ é uma plataforma digital de materiais didáticos audiovisuais para o ensino e aprendizagem do Português como Língua Não Materna que resulta de um projeto de investigação levado a cabo na Universidade de São José, em Macau, tendo como principais objetivos responder aos novos desafios impostos pelas formas digitais de representação do discurso e às dificuldades que os aprendentes dos vários níveis de proficiência linguística evidenciam na compreensão de textos orais. Neste artigo, daremos a conhecer os fundamentos teóricos que presidiram à criação dos materiais didáticos que, como se verá, dão grande relevo às atividades provenientes da abordagem metacognitiva (ainda praticamente ausente dos materiais didáticos existentes nesta área). Apresentaremos depois a plataforma, dando conta das suas funcionalidades, organização dos materiais e a estrutura das sequências didáticas.   

Publicado
2023-12-30
Secção
Oralidade