Texto de opinião no 9.º ano

Uma sequência de ensino

  • Lúcia Lemos Doutoranda em Educação, ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular, Universidade de Aveiro (lmeog@ua.pt), com a orientação de Inês Cardoso e Rosa Lídia Coimbra; Agrupamento de escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
  • Rosa Lídia Coimbra Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.
  • Inês Cardoso Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.

Resumo

As Aprendizagens Essenciais (AE) em Português, articuladas com as Áreas de competências do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) referem que, ao longo do 3.º ciclo, a aula de Português está orientada para o desenvolvimento da escrita de natureza argumentativa. Assim, no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seguindo princípios e práticas de ensino da escrita advogados neste âmbito, levamos a cabo um trabalho de Investigação-Ação (I-A) procurando testar um modo de trabalho didático que se coaduna com o perfil traçado.

Publicado
2023-12-30
Secção
Escrita e gramática