A quantidade de sonhos que temos – os quantificadores

Uma sequência didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

  • Cláudia Pereira Estudante da Escola Superior da Educação de Lisboa
  • Joana Bebiano Mendonça Escola Superior da Educação de Lisboa

Resumo

A sequência didática apresentada tem como foco principal o ensino-aprendizagem de um conteúdo gramatical: a classe de palavras – quantificador, numa perspetiva que promove o “desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa” (Ministério da Educação, 2018:2). Neste sentido, a proposta didática apresenta a introdução deste conteúdo gramatical de modo contextualizado e integrado numa sequência de tarefas que desenvolve competências nos diversos domínios do estudo de Português descritos nas Aprendizagens Essenciais (2018): gramática, oralidade, leitura, escrita e educação literária; assim como competências apresentadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017), nomeadamente, linguagens e textos, informação e comunicação, pensamento crítico e pensamento criativo e relacionamento interpessoal.

Publicado
2023-12-30
Secção
Escrita e gramática