Saber ler... Como extrair sentido de um texto?

A estratégia S-IP-R e RG

  • Maria Manuela Chagas Centro de formação SEPLEU

Resumo

São diversas as estratégias de leitura disponíveis para, após acesso a um texto, dele extrairmos a informação considerada essencial. A bibliografia acerca do tema (Azevedo, 2011; Benavente et al., 1996; Candeias, 2010; Delgado-Martins et al., 2000; Figueiredo, 2006; Tedesco, 2000) é unânime em afirmar que, atualmente, podemos falar de uma cada vez mais crescente comunidade escolarizada, alfabetizada2, mas iliterata3, isto é, incompetente, ou com parcas competências para compreender o que leu.
Há cerca de três décadas, em 1992, a OCDE4 apresentou evidências do que parecia ser transversal às sociedades industrializadas: inúmeros adultos, devidamente escolarizados, alguns dos quais com uma extensa escolaridade obrigatória cumprida, eram incapazes de compreender o sentido de um texto lido, na sua língua materna, e cujo significado era reclamado, portanto, tido como importante para o desempenho da sua atividade profissional.
A forma de comunicação escrita, que se pensava estar adquirida com o acesso generalizado à escolarização, revelou-se ainda ser um modo de expressão ao qual importa dedicar tempo e repensar estratégias para melhor aprimorar a técnica de compreensão/extração de sentido de um texto lido/ouvido.

Publicado
2022-11-27
Seção
Fichas Pedagógicas