Oralidade no ensino de Português Língua Não Materna
Documentos de Referência e Diferenciação Pedagógica
Resumo
Num mundo cada vez mais globalizado, a facilidade da mobilidade dos indivíduos preconiza mudanças nos panoramas educativos, às quais Portugal não é alheio. Com uma percentagem crescente de crianças e jovens estrangeiros no sistema de ensino nacional, a importância da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) é incontornável e perentória para o sucesso académico desta população que, não raras vezes, enfrenta uma situação de vulnerabilidade acrescida.
O foco deste artigo, realizado com base numa investigação documental, prende-se com uma leitura crítica aos documentos curriculares de referência no que diz respeito à competência comunicativa em PLNM. Reconhecendo que o sucesso escolar das crianças estrangeiras residentes em Portugal passa pela capacidade de compreenderem o que ouvem, de exporem o seu ponto de vista oralmente e de interagirem com o meio circundante, urge formar professores, repensar os beneficiários do ensino de PLNM e garantir a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica como aposta incontornável nas aulas desta disciplina.