A antecipação lexical na pré-leitura como estratégia didática para melhorar a compreensão textual
Resumo
O presente trabalho detalha um estudo realizado no Agrupamento de Escolas de Ermesinde no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Utilizando os princípios metodológicos da investigação-ação, o projeto teve como objeto a melhoria do conhecimento lexical e da compreensão textual de alunos do 7.º ano. A identificação da área de intervenção apoiou-se no conhecimento obtido através da observação direta da turma e de registos no diário de investigador. Considerando o papel determinante destes saberes na compreensão leitora, foram implementados dois ciclos de investigação-ação referentes ao ensino explícito do léxico na pré-leitura. Os resultados demonstram uma evolução positiva neste domínio, atestando a eficácia das atividades e a necessidade de outras investigações que adotem esta estratégia didática.