Saber ler... fazendo guessing game!

  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Caroline Bernardes Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

Nesta ficha didática, o eixo está na estratégia metacognitiva de predição, com o objetivo de fazer uma exposição breve dessa estratégia e apresentar um conjunto de atividades possíveis, considerando os níveis linguísticos, a serem realizadas na sala de aula do Ensino Básico.

A predição consiste numa estratégia que assume a perspectiva de que o leitor pode ler de forma antecipatória, observando, conforme a situação de leitura, as pistas linguísticas do texto, associando-as aos seus conhecimentos prévios e considerando a natureza do texto e o objetivo de leitura. Essa estratégia, definida por Goodman (1967)[1] como guessing game, permite entendê-la como um jogo de adivinhação com apoio nessas variáveis referidas.

 

[1] Goodman, K. S. 1967.Reading: A psycholinguistic guessing game. Journal of the Reading Specialist, v. 6, Issue 4, p. 126-135.

Publicado
2019-04-11
Secção
Oficina pedagógica