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Percursos de leitura da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen nas disciplinas de Português A e B do 12.o ano

  • Ana Cristina Matias

Resumo

Constituindo-se o cânone como sistema aberto e sendo Sophia de Mello Breyner Andresen uma autora que inicia a sua vida literária a partir dos anos quarenta, está ainda, pela sua proximidade temporal, no estádio de constituição do seu estatuto de autora clássica. Contudo, o progressivo reconhecimento do mérito da sua obra quer no panorama literário português[1], quer no panorama literário além-fronteiras[2], bem como o facto de, desde o final da década de setenta, estar contemplada nos programas do ensino secundário[3] como um dos autores do século XX que pela sua representatividade na cultura portuguesa deve ser conhecido pelos jovens em formação, é um forte indício de que o estatuto de autora clássica não lhe escapará.

 

[1]  Em 1999, foi distinguida com o Prémio Camões, o mais alto galardão literário para autores de língua portuguesa.

[2] Em 2001, a antologia de tradução de poemas Malgré les Ruines e la Mort foi distinguida com o Prémio Max Jacob, prestigiado prémio literário francês que pela primeira vez foi atribuído a um autor estrangeiro.

[3] Embora não faça parte do âmbito deste estudo a obra da autora no ensino básico, não podemos deixar de destacar que a mesma é contemplada nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, já que a sua obra também contém uma vertente dirigida ao público infanto-juvenil. Sophia de Mello Breyner Andresen é assim uma autora com a qual os alunos ciclicamente vão travando conhecimento.

Publicado
2019-04-12