Ensinar a resumir desde o 1.º ciclo: Uma sequência didática para E@D

  • Maria Vitória de Sousa Associação de Professores de Português
  • Filomena Viegas Associação de Professores de Português; CLUP-FLUP
  • Noémia Jorge ESECS – Politécnico de Leiria; CLUNL; Colégio Verde Água – Ensino Básico e Academias (Mafra)
  • Ana Cristina Liberal Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz, Massamá
  • Carla Mata Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz, Massamá
  • Helena Martins Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz, Massamá
  • Sónia Pires Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz, Massamá

Resumo

Como planificar sessões de trabalho adaptando-nos ao contexto educativo atual?

Este foi o desafio que aceitámos, durante a construção da sequência didática que apresentamos neste número da Palavras revista em linha, e que nos conduziu à identificação de alguns dos problemas que se levantam aos professores na criação de situações de aprendizagem, em  trabalho síncrono ou assíncrono, numa prática de Ensino a distância (E@D).

Servimo-nos, como ponto de partida, de materiais usados, recriados em situação de formação, considerando que desta forma se iriam reproduzir os procedimentos mais comuns adotados pelos professores na situação atual de planificação das sessões de trabalho em E@D, ou seja, fazendo uma adaptação dos materiais e metodologias que lhe são habituais em sala de aula presencial.

Elegemos o resumo como conteúdo e treinámos as estratégias de redução de texto no 1.º ciclo, como fase de iniciação. Trabalhámos os processos de compreensão global do texto, os macroprocessos. Estes processos orientam-se para a compreensão do texto no seu todo, compreendem a identificação das ideias principais e a utilização da estrutura do texto.

Publicado
2020-07-01
Secção
Oficina pedagógica