A Crítica de Cinema como Estratégia Didática para Trabalhar a Argumentação Escrita
Resumo
Realizado durante o estágio de Português e Inglês, à luz dos princípios da investigação-ação, o projeto descrito neste artigo procurou estudar o impacto da produção de apreciações críticas de filmes nas competências de argumentação escrita de alunos do Ensino Secundário. Para a consecução desse objetivo, selecionaram-se filmes convidativos à reflexão crítica, permeados por temas relevantes e articuláveis com os conteúdos lecionados nas nossas regências. À discussão e partilha de perspetivas suscitadas pelo filme aliámos a análise, baseada num trabalho colaborativo, de modelos do texto de apreciação crítica. Valorizou-se o contacto com materiais autênticos e semi-autênticos por representarem uma vantagem no que se refere à reprodução e adaptação de bons exemplos de linguagem e estratégias argumentativas, enriquecendo os conhecimentos dos alunos sobre o género: crítica de cinema. O desenvolvimento destas atividades está ancorado numa fundamentação teórica centrada nos conceitos de apreciação crítica e crítica de cinema e no ensino da argumentação escrita. O trabalho culmina com o comentário sobre os resultados obtidos.
Excertos de artigos podem ser transcritos no contexto das normas do trabalho intelectual, com a referência bilbiográfica exata ao texto de origem.