A deixis como ferramenta de análise do texto literário

  • Noémia Jorge Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria; Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
  • Filomena Viegas Associação de Professores de Português
  • Lurdes Clemente Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
  • Maria Manuela Castelão Agrupamentos de Escolas António Nobre
  • Paulo Duarte de Almeida ES Adolfo Portela (Águeda)

Resumo

Apresentamos, neste texto, uma breve reflexão sobre a forma como a deixis pode ser encarada não (apenas) como mero conteúdo gramatical a abordar explicitamente nas aulas de Português do 11.º ano de escolaridade, mas também como “ferramenta” a ser colocada ao serviço da análise de textos literários contribuindo para o desenvolvimento da competência de leitura literária1.
Assim, num primeiro momento faremos um breve enquadramento teórico do fenómeno da deixis. De seguida, evidenciaremos as potencialidades didáticas desta noção teórica, recorrendo, como exemplo, ao soneto camoniano “Tanto de meu estado me acho incerto”.

Publicado
2022-11-26
Secção
Exempli Gratia