A formação leitora no texto de Clarice Lispector

  • Verônica Araújo Pontes Universidade do Estado do rio Grande do Norte (UERN)
  • Hilma Garcia da Silva Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte/Brasil
Palavras-chave: leitura, literatura infantil, prazer de ler, leitor

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise em torno do conto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector (1998), enfocando a sua personagem principal e relacionando as suas ações, enquanto ávida leitora, com o prazer que a leitura literária pode provocar. Além disso, suscitamos uma discussão sobre a escola e a formação de leitores. Com esse propósito, procuramos esclarecer o leitor sobre o conceito de leitura, de leitor, de literatura infantil e o que se diz a respeito ao prazer de ler. Para isso, utilizamos como método um estudo comparativo, alicerçado nos aportes teóricos de Barthes (1973), Smith (1997), Araújo (1996), Coelho (2007), Braith (2013) e Zilberman (2012), entre outros.

Publicado
2019-04-11
Secção
Estudos literários