A aplicação do laboratório gramatical em sala de aula com recurso à gravação áudio: resultados de uma análise de dados

  • Ana Sofia Cardoso Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Estudante de Mestrado)
Palavras-chave: ensino da gramática,, reflexão metalinguística,, laboratório gramatical,, leitura literária

Resumo

Este texto apresenta sucintamente um projeto de investigação-ação levado a cabo durante o período de estágio pedagógico, realizado no âmbito da conclusão de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O espaço de aula de língua materna contempla o trabalho dedicado a uma série de competências comunicativas e linguísticas do Português. Diagnosticámos algumas dificuldades na competência gramatical dos alunos envolvidos, construímos um plano de ação ao encontro das necessidades pedagógico-didáticas dos alunos. Com os objetivos de promover a reflexão metalinguística e de sublinhar a importância do conhecimento gramatical, enquanto componente autónoma e enquanto competência articulada com a leitura literária, este estudo exploratório propõe a utilização do laboratório gramatical. 

A aplicação desta metodologia ativa parte do conhecimento intuitivo dos alunos para a transformação dessas intuições em conhecimento gramatical explícito. Com alunos do ensino secundário, os laboratórios gramaticais funcionaram como elo entre o conhecimento explícito da língua e a leitura literária.  Este trabalho pretende corroborar a importância do investimento no ensino da gramática, apresentando os resultados de um plano de ação cuja prioridade foi proporcionar um ensino reflexivo da gramática. 

Publicado
2020-07-03
Secção
Estudos linguí­sticos