A aplicação do laboratório gramatical em sala de aula com recurso à gravação áudio: resultados de uma análise de dados
Resumo
Este texto apresenta sucintamente um projeto de investigação-ação levado a cabo durante o período de estágio pedagógico, realizado no âmbito da conclusão de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Português no 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O espaço de aula de língua materna contempla o trabalho dedicado a uma série de competências comunicativas e linguísticas do Português. Diagnosticámos algumas dificuldades na competência gramatical dos alunos envolvidos, construímos um plano de ação ao encontro das necessidades pedagógico-didáticas dos alunos. Com os objetivos de promover a reflexão metalinguística e de sublinhar a importância do conhecimento gramatical, enquanto componente autónoma e enquanto competência articulada com a leitura literária, este estudo exploratório propõe a utilização do laboratório gramatical.
A aplicação desta metodologia ativa parte do conhecimento intuitivo dos alunos para a transformação dessas intuições em conhecimento gramatical explícito. Com alunos do ensino secundário, os laboratórios gramaticais funcionaram como elo entre o conhecimento explícito da língua e a leitura literária. Este trabalho pretende corroborar a importância do investimento no ensino da gramática, apresentando os resultados de um plano de ação cuja prioridade foi proporcionar um ensino reflexivo da gramática.
Excertos de artigos podem ser transcritos no contexto das normas do trabalho intelectual, com a referência bilbiográfica exata ao texto de origem.